Ensino: Academia Nacional Superior de Orquestra
Educacional activity (ANSO)


Licenciatura em Direção de Orquestra
Licenciatura em Instrumentista de Orquestra
Licenciatura em Piano para Música de Câmara e Acompanhamento

Conteúdo atualizado a 7 de novembro de 2019
Para a correta visualização dos ficheiros pdf é aconselhável a versão mais recente do Adobe Acrobat Reader


Introdução às Ciências Musicais (Semestre I)

» Programa da disciplina
» Informações preliminares [
.pdf 159 Kb]
» Data da prova escrita de frequência (Turma A): dia 15 de janeiro de 2020
» Data da prova escrita de frequência (Turma B): dia 16 de janeiro de 2020

» Planificação dos trabalhos de referenciação de fontes: Turma A [.pdf 147 Kb], Turma B [.pdf 150 Kb]

Bibliografia seletiva:

» BEARD, David e Kenneth Gloag,
Musicology. The Key Concepts, Abingdon, Routledge, 2005.
» COOK, Nicholas e Mark Everist,
Rethinking Music, Oxford, Oxford University Press, 1999.
» BOYLE, David J. e AAVV,
A Handbook for Preparing Graduate Papers in Music, 2a ed., Houston, Halcyon Press, 2001.
» BRITO, Manuel Carlos de, «A musicologia portuguesa no contexto da musicologia internacional»,
Estudos de História da Música em Portugal, Lisboa, Editorial Estampa, 1989, pp. 15-22.
» COOK. Nicholas,
A Very Short Introduction, Oxford, Oxford University Press, 1998.
» COOK. Nicholas, «What is Musicology?»,
BBC Music Magazine, 7/9, 1999, pp. 31-33.
» COUTINHO, Clara Pereira,
Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática, 2ª ed., Coimbra, Edições Almedina, 2013.
» ECO, Umberto,
Como si Fa una Tesi Di Laurea, Milão, Editrice Valentino Bompiani, 1977 (trad. portuguesa de Ana Falcão Bastos e Luís Leitão, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, 19ª ed., Lisboa, Editorial Presença, 2015).
» GUITTON, Jean,
Le travail intellectuel, Paris, Aubier Montaigne, 1992.
» HARPER-SCOTT J. P. e Jim Samson, eds.,
An Introduction to Music Studies, Cambridge, Cambridge University Press, 2009.
» HERBERT, Trevor,
Music in Words: A Guide to Researching and Writing about Music, Londres, Associated Board of the Royal School of Music Publishing, 2001.
» LOPES, Rui Cabral, ed.,
Resumo das normas de referenciação da American Psychological Association (APA, 6ª ed.) [texto policopiado], Lisboa, 2019 [contactar docente].
» MUGGLESTONE, Erica, «Guido Adler’s The Scope, Method, and Aim of Musicology (1885): An English Translation with an Historico-Analytical Commentary»,
Yearbook for Traditional Music, vol. 13, 1981, pp. 1-21.
» SADIE, Stanley e John Tyrrell, eds.,
The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 2ª ed., 29 vols., Oxford University Press, 2001.


História e Sociologia da Música I (Semestre III)


» Programa da disciplina
» Informações preliminares
[.pdf 168 Kb]
» Data da prova escrita intercalar (Turma A): dia 27 de novembro de 2019
» Data da prova escrita intercalar (Turma B): dia 28 de novembro de 2019
» Data da prova escrita de frequência (Turma A): dia 15 de janeiro de 2020
» Data da prova escrita de frequência (Turma B): dia 16 de janeiro de 2020

» Planificação dos resumos críticos: Turma A [.pdf 159 Kb], Turma B [.pdf 150 Kb]

Bibliografia seletiva:

» BRITO, Manuel Carlos de e Luísa Cymbron,
História da música portuguesa, Lisboa, Universidade Aberta, 1992.
» BUKOFZER, Manfred,
La música en la época barroca. De Monteverdi a Bach, Madrid, Alianza Editorial, 2002.
» COSTA, Jorge Alexandre, coord.,
Olhares sobre a História da Música em Portugal, Vila do Conde, Verso da História, 2015.
» HILL, John Walter,
Anthology of Baroque Music, Nova Iorque / Londres, Norton, 2005 [http://wwnorton.com/college/music/hill/]
» GRIFFITHS, Paul,
A Concise History of Western Music, Cambridge University Press, 2009 (trad. portuguesa de Maria Carvalho, História Concisa da Música Ocidental, Lisboa, Editorial Bizâncio, 2007).
» GROUT, Donald Jay e Claude Palisca,
A History of Western Music, Nova Iorque / Londres, Norton, 1988 (trad. portuguesa de Ana Luísa Faria, História da Música Ocidental, Lisboa, Gradiva, 1994).
» LAWSON, Colin e Stowell, Robin, «3 Changes in musical style»,
The Historical Performance of Music. An Introduction, Cambridge Handbooks to the Historical Performance of Music, Cambridge University Press, 1999, pp. 64-67.
» LOPES, Rui Cabral,
Apontamentos de metodologia para pesquisa em Música: ensaio escrito, recensão crítica, referenciação bibliográfica [texto policopiado], Lisboa, 2008 [contactar docente].
» LOPES, Rui Cabral, ed., Resumo das normas de referenciação da American Psychological Association (APA, 6ª ed.), [texto policopiado], Lisboa, 2019 [contactar docente].
» NERY, Rui Vieira e Paulo Ferreira de Castro, História da Música, Sínteses da cultura portuguesa, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1991.
» SCHULENBERG, David,
Music of the Baroque, Oxford University Press, 2001.
» ___________________, ed.,
Music of the Baroque: an Anthology of Scores, Oxford University Press, 2001.
» WEISS, Piero e Richard Taruskin, eds.,
Music in the Western World. A History in Documents, 2ª ed., Belmont, Schirmer Cengage Learning, 2008.

****************
Materiais de apoio às aulas (mediateca):

» HARNONCOURT, Nikolaus, «L’Orfeo. Text and Music; Tempos»,
The Musical Dialogue. Thoughts on Monteverdi, Bach and Mozart, Portland, Amadeus Press, 1984, pp.121-125. » ___________ «Instrumentation and Arrangement of L’Orfeo», The Musical Dialogue. Thoughts on Monteverdi, Bach and Mozart, Portland, Amadeus Press, 1984, pp.126-132. » PERI, Jacopo, «Preface to The Music for Euridice (1601)» in Oliver Strunk, ed., Source Readings in Music History. The Baroque Era, Nova Iorque/Londres, Norton, 1965, pp. 13-16.
» TARUSKIN, Richard, «Chapter 1 Opera from Monteverdi to Monteverdi»,
Music in the Seventeenth and Eighteenth Centuries, The Oxford History of Western Music, Oxford University Press, 2010, pp. 1-34.

****************
Produções de ópera e documentários visionados nas aulas:

» LULLY, Jean-Baptiste, Le Bourgeois gentilhomme, comédie-ballet de Molière et Lully, Vincent Dumestre, Benjamin Lazar, Cécile Roussat, Le Poème Harmonique, Alpha Production, DVD Alpha 700-1/2, 2005.
» MONTEVERDI, Claudio, L’Orfeo, Le Concert des Nations, La Capella Reial de Catalunya, Jordi Savall, Opus Arte, DVD OA 0842 D, 2002.
» MONTEVERDI, Claudio,
Vespro della Beata Vergine, The Monteverdi Choir, The London Oratory Junior Choir, His Majesties Sagbutts & Cornetts, The English Baroque Soloists, John Eliot Gardiner, Archiv Produktion, DVD 073035-9, 1990/2003.
» RAMEAU, J. P. Les Indes galantes. Opéra-ballet in a prologue and four entrées, Les Arts Florissants, William Christie, Andrei Serban, Blanca Li, Opus Arte, 2 DVD 0A 0923D, 2005.

Projeto de Campo I (disciplina opcional)

» Programa da disciplina
» Informações preliminares
[.pdf 149 Kb]
» Prazo para entrega do portefólio individual: até dia 19 de dezembro de 2019

Bibliografia seletiva:

» ALLEN, Johnny, et al.,
Organização e Gestão de Eventos, s.l., Editora Campus, 2003.
» ALLEN, Paul,
Artist Management for the music business, 3ª ed., Nova Iorque/Londres, Focal Press, 2015.
» CHRISTIANI, Klaus et al.,
Gestão de Eventos, Lisboa, Quimera, 2005.
» GIACAGLIA, Maria Cecília,
Eventos – como criar, estruturar e captar recursos, São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002.
» RICHES, Nicolas, ed.,
The Music Management Bible. The definitive guide to understanding music management, Londres, SMT, 2012.