Ensino: Academia Nacional Superior de Orquestra
Educacional activity (ANSO)


Licenciatura em Direção de Orquestra
Licenciatura em Instrumentista de Orquestra
Licenciatura em Piano para Música de Câmara e Acompanhamento

Conteúdo atualizado a 5 de dezembro de 2019
Para a correta visualização dos ficheiros pdf é aconselhável a versão mais recente do Adobe Acrobat Reader


Introdução às Ciências Musicais (Semestre I)

» Programa da disciplina
» Informações preliminares [
.pdf 159 Kb]
» Data da prova escrita de frequência (Turma A): dia 15 de janeiro de 2020
» Data da prova escrita de frequência (Turma B): dia 16 de janeiro de 2020

» Planificação dos trabalhos de referenciação de fontes: Turma A [.pdf 147 Kb], Turma B [.pdf 150 Kb]

Bibliografia seletiva:

» BEARD, David e Kenneth Gloag,
Musicology. The Key Concepts, Abingdon, Routledge, 2005.
» COOK, Nicholas e Mark Everist,
Rethinking Music, Oxford, Oxford University Press, 1999.
» BOYLE, David J. e AAVV,
A Handbook for Preparing Graduate Papers in Music, 2a ed., Houston, Halcyon Press, 2001.
» BRITO, Manuel Carlos de, «A musicologia portuguesa no contexto da musicologia internacional»,
Estudos de História da Música em Portugal, Lisboa, Editorial Estampa, 1989, pp. 15-22.
» COOK. Nicholas,
A Very Short Introduction, Oxford, Oxford University Press, 1998.
» COOK. Nicholas, «What is Musicology?»,
BBC Music Magazine, 7/9, 1999, pp. 31-33.
» COUTINHO, Clara Pereira,
Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática, 2ª ed., Coimbra, Edições Almedina, 2013.
» ECO, Umberto,
Como si Fa una Tesi Di Laurea, Milão, Editrice Valentino Bompiani, 1977 (trad. portuguesa de Ana Falcão Bastos e Luís Leitão, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, 19ª ed., Lisboa, Editorial Presença, 2015).
» GUITTON, Jean,
Le travail intellectuel, Paris, Aubier Montaigne, 1992.
» HARPER-SCOTT J. P. e Jim Samson, eds.,
An Introduction to Music Studies, Cambridge, Cambridge University Press, 2009.
» HERBERT, Trevor,
Music in Words: A Guide to Researching and Writing about Music, Londres, Associated Board of the Royal School of Music Publishing, 2001.
» LOPES, Rui Cabral, ed.,
Resumo das normas de referenciação da American Psychological Association (APA, 6ª ed.) [texto policopiado], Lisboa, 2019 [contactar docente].
» MUGGLESTONE, Erica, «Guido Adler’s The Scope, Method, and Aim of Musicology (1885): An English Translation with an Historico-Analytical Commentary»,
Yearbook for Traditional Music, vol. 13, 1981, pp. 1-21.
» SADIE, Stanley e John Tyrrell, eds.,
The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 2ª ed., 29 vols., Oxford University Press, 2001.


História e Sociologia da Música I (Semestre III)


» Programa da disciplina
» Informações preliminares
[.pdf 168 Kb]
» Data da prova escrita intercalar (Turma A): dia 27 de novembro de 2019
» Data da prova escrita intercalar (Turma B): dia 28 de novembro de 2019
» Data da prova escrita de frequência (Turma A): dia 15 de janeiro de 2020
» Data da prova escrita de frequência (Turma B): dia 16 de janeiro de 2020

» Planificação dos resumos críticos: Turma A [.pdf 159 Kb], Turma B [.pdf 150 Kb]

Bibliografia seletiva:

» BRITO, Manuel Carlos de e Luísa Cymbron,
História da música portuguesa, Lisboa, Universidade Aberta, 1992.
» BUKOFZER, Manfred,
La música en la época barroca. De Monteverdi a Bach, Madrid, Alianza Editorial, 2002.
» COSTA, Jorge Alexandre, coord.,
Olhares sobre a História da Música em Portugal, Vila do Conde, Verso da História, 2015.
» HILL, John Walter,
Anthology of Baroque Music, Nova Iorque / Londres, Norton, 2005 [http://wwnorton.com/college/music/hill/]
» GRIFFITHS, Paul,
A Concise History of Western Music, Cambridge University Press, 2009 (trad. portuguesa de Maria Carvalho, História Concisa da Música Ocidental, Lisboa, Editorial Bizâncio, 2007).
» GROUT, Donald Jay e Claude Palisca,
A History of Western Music, Nova Iorque / Londres, Norton, 1988 (trad. portuguesa de Ana Luísa Faria, História da Música Ocidental, Lisboa, Gradiva, 1994).
» LAWSON, Colin e Stowell, Robin, «3 Changes in musical style»,
The Historical Performance of Music. An Introduction, Cambridge Handbooks to the Historical Performance of Music, Cambridge University Press, 1999, pp. 64-67.
» LOPES, Rui Cabral,
Apontamentos de metodologia para pesquisa em Música: ensaio escrito, recensão crítica, referenciação bibliográfica [texto policopiado], Lisboa, 2008 [contactar docente].
» LOPES, Rui Cabral, ed., Resumo das normas de referenciação da American Psychological Association (APA, 6ª ed.), [texto policopiado], Lisboa, 2019 [contactar docente].
» NERY, Rui Vieira e Paulo Ferreira de Castro, História da Música, Sínteses da cultura portuguesa, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1991.
» SCHULENBERG, David,
Music of the Baroque, Oxford University Press, 2001.
» ___________________, ed.,
Music of the Baroque: an Anthology of Scores, Oxford University Press, 2001.
» WEISS, Piero e Richard Taruskin, eds.,
Music in the Western World. A History in Documents, 2ª ed., Belmont, Schirmer Cengage Learning, 2008.

****************
Materiais de apoio às aulas (mediateca):

» HARNONCOURT, Nikolaus, «L’Orfeo. Text and Music; Tempos»,
The Musical Dialogue. Thoughts on Monteverdi, Bach and Mozart, Portland, Amadeus Press, 1984, pp.121-125. » ___________ «Instrumentation and Arrangement of L’Orfeo», The Musical Dialogue. Thoughts on Monteverdi, Bach and Mozart, Portland, Amadeus Press, 1984, pp.126-132. » PERI, Jacopo, «Preface to The Music for Euridice (1601)» in Oliver Strunk, ed., Source Readings in Music History. The Baroque Era, Nova Iorque/Londres, Norton, 1965, pp. 13-16.
» TARUSKIN, Richard, «Chapter 1 Opera from Monteverdi to Monteverdi»,
Music in the Seventeenth and Eighteenth Centuries, The Oxford History of Western Music, Oxford University Press, 2010, pp. 1-34.

****************
Produções de ópera e documentários visionados nas aulas:

» BACH, Johann Sebastian, Christmas Oratorio. Bach at the Herderkircher in Weimar, Claron McFadden, Bernarda Fink, Christoph Genz, Dietrich Henschel, Monteverdi Choir, English Baroque Soloists, TDK Mediactive, 2 DVD DV BACH01/02, 2000.
» HÄNDEL, Georg Frideric,
Giulio Cesare, Sarah Connolly, Angelika Kirchschlager, Danielle de Niese, Christophe Dumaux, et al., Orchestra of the Age of Enlightenment, William Christie, DAvid Mcvicar, Opus Arte, DVD OA0950 D, 2005.
» HÄNDEL, Georg Frideric,
Handel’s Water Music. Recreating a Royal Spectacular, The English Concert, Andrew Manze, Opus Arte, DVD OA0930 D, 2003.
» LULLY, Jean-Baptiste,
Le Bourgeois gentilhomme, comédie-ballet de Molière et Lully, Vincent Dumestre, Benjamin Lazar, Cécile Roussat, Le Poème Harmonique, Alpha Production, DVD Alpha 700-1/2, 2005.
» MONTEVERDI, Claudio, L’Orfeo, Le Concert des Nations, La Capella Reial de Catalunya, Jordi Savall, Opus Arte, DVD OA 0842 D, 2002.
» MONTEVERDI, Claudio,
Vespro della Beata Vergine, The Monteverdi Choir, The London Oratory Junior Choir, His Majesties Sagbutts & Cornetts, The English Baroque Soloists, John Eliot Gardiner, Archiv Produktion, DVD 073035-9, 1990/2003.
» RAMEAU, J. P. Les Indes galantes. Opéra-ballet in a prologue and four entrées, Les Arts Florissants, William Christie, Andrei Serban, Blanca Li, Opus Arte, 2 DVD 0A 0923D, 2005.

Projeto de Campo I (disciplina opcional)

» Programa da disciplina
» Informações preliminares
[.pdf 149 Kb]
» Prazo para entrega do portefólio individual: até dia 19 de dezembro de 2019

Bibliografia seletiva:

» ALLEN, Johnny, et al.,
Organização e Gestão de Eventos, s.l., Editora Campus, 2003.
» ALLEN, Paul,
Artist Management for the music business, 3ª ed., Nova Iorque/Londres, Focal Press, 2015.
» CHRISTIANI, Klaus et al.,
Gestão de Eventos, Lisboa, Quimera, 2005.
» GIACAGLIA, Maria Cecília,
Eventos – como criar, estruturar e captar recursos, São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002.
» RICHES, Nicolas, ed.,
The Music Management Bible. The definitive guide to understanding music management, Londres, SMT, 2012.